quarta-feira, 29 de julho de 2015

Plataforma Alice


Alice é um ambiente de programação 3D, funcional de fácil utilização no qual podem ser criadas animações e interações entre personagens e objetos lembrando muito jogos de vídeo game.

Desenvolvido em linguagem JAVA, é uma ferramenta de ensino gratuita projetada para ensinar os principais conceitos de programação orientada à objetos aos alunos do Ensino Médio de forma lúdica e simples. 


Devido a sua facilidade e compreensão, o alvo de estudo ao Alice tornou-se a Lógica Computacional. O programa Alice dispõe de um ambiente virtual denominado World (Mundo), onde as interações acontecem. A partir de elementos pré-programados que acompanham o ambiente, é possível criar histórias seguindo uma construção lógica. Cada objeto possui características próprias com classes básicas que podem ser modificadas e organizadas a maneira do programador.

Os problemas de erro de sintaxe e compilação são minimizados, pois a programação visual do Alice possibilita que o aluno implemente algoritmos baseados em componentes gráficos, deste modo, o aluno clica e arrasta o componente/comando existente para a área de trabalho, sem a necessidade de digitação dos comandos no código. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário